• 21.01.2019

Corrida e Idosos: efeitos antienvelhecimento é o que diz estudo.

Pesquisadores descobriram evidências de que exercícios de endurance, como corrida,
natação, esqui cross-country e ciclismo, ajudam a envelhecer melhor do que exercícios
de resistência, que envolvem treinamento de força com pesos.

Um estudo publicado no European Heart Journal, pesquisadores na Alemanha analisaram os efeitos de três tipos de exercício – treinamento de endurance, treinamento intervalado de alta intensidade e treinamento de resistência – e encontraram que o treino de endurance retardou e até mesmo reverteu o envelhecimento celular.
Nosso DNA é organizado em cromossomos em todas as células do nosso corpo. No final de cada cromossomo há uma sequência repetitiva de DNA, chamada telômero, que cobre o cromossomo e protege suas extremidades da deterioração. À medida que envelhecemos, os telômeros se encurtam e esse é um mecanismo molecular importante para o envelhecimento celular, que leva à morte das células quando o telômero não consegue mais proteger o DNA cromossômico. O processo de encurtamento dos telômeros é regulado por várias proteínas. Entre eles está a enzima telomerase que é capaz de neutralizar o processo de encurtamento e
pode até mesmo adicionar comprimento aos telômeros.
Os pesquisadores, liderados pelo professor Ulrich Laufs, da Universidade de Leipzig, Alemanha, avaliaram 266 voluntários jovens saudáveis e inativos, e os randomizaram para seis meses de
treinamento de endurance (corrida contínua), treinamento intervalado de alta intensidade (aquecimento, seguido de quatro lutas, corrida de alta intensidade alternando com corrida mais lenta), e treinamento de resistência (treinamento de circuito em oito máquinas, incluindo extensão nas costas, crunch, pulldown, remo sentado, flexão e extensão de pernas sentadas, leg press), e um estilo de vida inalterado (o grupo de controle).
Prof Laufs disse: “Nossa principal descoberta é que, em comparação com o início do estudo e do grupo controle, em voluntários que fizeram resistência e treinamento de alta intensidade, a
atividade telomerase e o comprimento dos telômeros aumentaram, ambos importantes para o envelhecimento celular, capacidade regenerativa e, portanto, envelhecimento saudável.
Curiosamente, o treinamento de resistência não exerceu esses efeitos”. A atividade da telomerase foi aumentada de duas a três vezes e o comprimento dos telômeros aumentou significativamente nos grupos de resistência e treinamento de alta intensidade em comparação com os grupos de resistência e controle.
“Differential effects of endurance, interval and resistance training on telomerase activity and 
telomere length in a randomized, controlled study “, by Christian Werner et al. European Heart
Journal. DOI: 10.1093/eurheartj/ehy585